Vamos Contigo 229. Pantalones de domingo

O número 229 da Revista Vamos Contigo apresenta como de costume três textos para praticar a compreensão escrita e expressão leitora e quatro atividades relacionadas com interferências próprias que surgem no universo lusofalante na hora de aprender espanhol.

Em Pantalones de domingo quis relembrar das tradições espanholas, naquela época tudo era definido milimétricamente, a comida, a roupa, os hábitos, era como uma predeterminação, não significava o melhor dia para uma criança, o pantalón, os sapatos simbolizam aquele trâmite de uma maneira bem clara.

No segundo texto, uma situação muito próxima a todos nós, o fanatismo inconsciente, é necessário ressaltar que a acusação sempre é unilateral, quando dele, participamos todos em alguma medida.  Só muda o time.  Estamos falando de futebol, tudo bem?

O matrix diário está perfeitamente definido no terceiro e mais cotidiano dos nossos textos, a dissolução da realidade, líquida, gasosa, poderíamos dizer, quando escutamos a ordem sair, inevitavelmente procuramos a porta.  Será?

Indo para assuntos léxicos, apertura e abertura não significam o mesmo, mas em português, o homónimo abertura sim, é interessante para descobrir também que no mundo hispano muitas vezes se confundem os dois termos.

Um pouco relacionado com o terceiro texto de expressão escrita, ponerse al día, competindo com actualizarse, vindo do mundo matrix ao qual fazia referência anteriormente, qual das duas você prefere?

Concluímos com a locução a por, interessantíssima e as condicionais posibles, onde procuramos descobrir por que o futuro em espanhol, é expressado com presentes.

Obrigado a José Antonio Sastre por acrescentar um toque de qualidade a nosso número de Março.

E espero, como sempre, que você goste, e principalmente, que lhe seja util.

Vamos Contigo 229 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.