(11) 3083-3334 / (11) 98541-8425

Acesso para usuários

Espanhol ou Castelhano?

Comunicação.  São Paulo, 21 de dezembro de 2021

 
Español.
 
É o que foi consensuado maioritariamente no último aniversário da Asale (Asociación de Academias de la Lengua Española.  Percebam que o mesmo nome já o inclui), inclusive com o apoio das de Argentina, Perú, Paraguay e Venezuela, as mais favoráveis ao uso do termo, Castellano. 
 
Fatores históricos fizeram com que no final do século XIX com a independência dos territórios latinoamericanos, Español fosse proscrito e Castellano usado de maneira estendida, havia motivos políticos, reais ou imaginários, não entro aí, a língua e suas fronteiras. 
 
Hoje o Panhispanismo está mais do que enraizado, a busca da construção de um idioma comum através de 22 países é inegociável, com as peculiaridades próprias de cada um, principalmente as vindas do uso específico dos seus habitantes já seja pelas simbioses dos indigenismos próprios ou da força da realidade tão específica e peculiar que impregna sua lexicografia.  
 
Não é o mesmo viver em espanhol nos rigores do deserto do Atacama como na exuberância do Caribe colombiano ou na vertigem das montanhas pirenaicas, em urbes ilimitadas como México DF ou em vilarejos espanhóis mínimos que não vão além de 20 habitantes, em cada substrato geográfico faz-se um idioma mais rico e relevante, diferente, mas espanhol. 
 
Na verdade está se recuperando a ideia originária quando depois do Castellano (o romance de Castilla) este começou incorporar vocábulos do Astur-leonês e outros romances peninsulares, também do basco, nesse momento, no século XV estava nascendo o Español. 
 
Isso não significa que Castellano seja proscrito nem muito menos, como dizia Manuel Seco, recentemente falecido, a Academia sugere, prefere e em último lugar, respeita a decisão do usuário, pois falar não é uma ciência exata, ela deve contemplar sempre um princípio de tolerância, embora este, sempre deva começar pelos próprios cidadãos.
 

Segundo Villanueva Fernández

 
 
https://www.espanaaqui.com.br/pdf/dezembro%202021/espanhol%20ou%20cstelhano.jpg
 
 

Contratação de Cursos, Agendamento de Aulas Experimentais e outros Serviços
Por telefone: (11) 3083-3334

Twitter

Nosso blog

ELEblogs

España aquí
Meus Alunos E Eu
Por España aquí Ficus, Drive my car, el enemigo y Villav... 14/05/2022
José Antonio Sastre
El Rincón de Buenas Costumbres
Por José Antonio Sastre El cuento de la felicidad 17/04/2022
Pedro Martín
El Rincón del Futbolero
Por José Antonio Sastre Yo se lo explico, Carlo 13/05/2022
Segundo Villanueva

Tirandentes, hoy es fiesta 21/04/2022 - Por Segundo Villanueva Rincón de la cultura

Simples Opiniones

Algoritmos predictivos 27/02/2022 - Por Segundo Villanueva Simples Opiniones