(11) 3083-3334 / (11) 98541-8425

Acesso para usuários

Dica da semana. Arrapiezo

Segundo Villanueva Fernández / São Paulo, 25 de Março de 2024

Em 1492 Nebrija elaborou a primeira Gramática de la Lengua Española, e a apresentou a Isabela de Castela.  

Nebrija era um firme defensor do latim como língua culta e universal, porém, com a elaboração deste trabalho estava renunciando às suas convicções, ou provavelmente realizando um exercício possibilista, o povo não mais falava latim e sim outra coisa, estava na hora de reconhecer o espanhol, mais uma língua romance, e sua a categoria ganhada nas ruas.  

De qualquer maneira, sirva esta asseveração nebrijiana para ressaltar que as palavras têm poder, carga histórica, também ideológica e não são neutras.

Uma frase ficou para a posteridade, "a língua era companheira do império" apostilou Nebrija na apresentação do trabalho. Cristobal Colombo chegou a La Española em outubro desse ano, mas a gramática foi concluída em agosto, não existia império espanhol, Nebrija se referia ao império romano (e o latim).  De qualquer maneira, sirva esta asseveração nebrijiana para ressaltar que as palavras têm poder, carga histórica, também ideológica e não são neutras.

Arrapiezo 

Arrapiezo (rapaz em português) alude a rapaz, do qual é necessário desconfiar, arteiro e maquinador.  Por que em português oferece uma versão neutra e em espanhol carrega esse fardo tão negativo?  A língua supõe uma relação de poder, não é uma mera troca de substantivos gratuitos. Falar supõe ganhar, preservar, perder, obter, reconhecer, a inocência nas palavras é um exercício raro porque estão submetidas a um critério económico (mínimo número de palavras, máximo conteúdo). 

Mais informação
dica palavra arrapiezo

Contratação de Cursos, Agendamento de Aulas Experimentais e outros Serviços
Por telefone: (11) 3083-3334
Peça informações dos nossos cursos ou faça já sua reserva preenchendo os dados solicitados.
Dados do curso

Dados para contato