Segundo Villanueva Fernández / São Paulo, 26 de Janeiro de 2023
Escrever
A comunicação escrita supõe o 80% das apresentações do mundo laboral atual, hoje os emails são os principais meios de transmissão de orientações, agendamento de reuniões, alterações de calendários, enumeração de agendas, envio de avisos de comunicação interna para a equipe, etc.
Além do mais, o perfil do brasileiro faz com que seja ainda mais necessário, os registros português e espanhol são tão próximos que faz-se necessário uma reflexão externa, no momento da interação oral é muito difícil pensar na forma, a mensagem é o grande motivador, excelente, mas é necessário um processo complementar de estudo, isso se consegue escrevendo.
Curso de Expressão Escrita
A España Aquí vem investindo neste capítulo através das Atividades de Interação Escrita da sua AR (Área Restrita), cada nível tem um plano específico, as respostas são adequadas aos níveis e ao grau de compromisso do aluno segundo suas produções.
Mundo hispano-americano
Integrar fontes de informação em língua espanhola, como jornais ou canais de internet, ler autores neste idioma, assistir filmes em versão original (ou com legendas em espanhol) faz com que esta exposição gere uma série de estímulos que vão justificar ainda mais o motivo para aprender o idioma.
Toda provocação é válida, o sentimento é o que normalmente faz com que um idioma aconteça (na verdade, tudo), mais inclusive do que o conjunto de regras abstratas, válidas, gramaticais, que históricamente são oferecidas em qualquer programa curricular.
Em resumo: normalizar o espanhol é inevitável.
Troca
A língua é intencional, e se constroi através de uma relação de poder, com os outros, portanto, é social e quanto mais completo seja este exercício interpessoal (verbal, gestual, tactil, visual) mas efetiva será a comunicação.
Quando falamos, estamos querendo algo, pedir desculpas, sugerir uma opinião, oferecer uma ajuda, agitar o entorno, agradecer, prevalecer.
Na troca (o famoso rolling stones) está o avanço.