Os desafios da Consolidação de Prova de Nível

porSegundo Villanueva

Os desafios da Consolidação de Prova de Nível

Consolidando as Provas de Nível na España Aquí, me deparo com uma dificuldade adicional.  Refiro-me àqueles alunos que oferecem uma fluência oral extraordinária mas nunca tiveram contato objetivo com a língua, àqueles alunos tecnicamente corretos, mas com alguns empecilhos na hora de desenvolver a destreza oral.  Qual o nível adequado para cada um deles?

Realizar uma Consolidação de Pn é relativamente simples, uma vez que o tutor já tem uma base escrita, normalmente uma prova realizada anteriormente que vai lhe dar as coordenadas posteriores.

Encaixar 100% o  aluno no nível correto do ponto de vista do Marco de Referência Europeu já é mais complicado.  A solução que España Aquí adota é simples, ser muito transparente com o aluno desde o início e advertir deste desfase entre as duas destrezas, consensuando depois segundo o perfil dele se a melhor opção seria pelo nível superior levando em conta a oralidade ou pela sua apresentação técnica.  O aluno, na maioria das vezes adota um critério correto na sua escolha, se percebo que este é ilusório, trato de negociar uma opção a mais objetiva possível atendendo a critérios técnicos.   Aqui também acontecem dificuldades adicionais.

Transparência, conversa, honestidade, jogo limpo desde o início, vão ser sempre os melhores aliados na hora de decidir os rumos iniciais de um aluno quando vai se incorporar em qualquer escola de espanhol.

Segundo Villanueva, desde São Paulo

Sobre o Autor

Segundo Villanueva administrator

2 Comentários até agora

Jordi CastillejoPostado em8:22 pm - abr 23, 2016

Concordo plenamente com a transparência, honestidade e jogo limpo. Essa é a base para se construir um bom relacionamento com sucesso.
Quanto a minha experiência eu sempre aconselho o nível imediatamente anterior.

    Segundo VillanuevaPostado em11:09 am - abr 25, 2016

    Não sempre o aluno aceita ser “rebaixado”. Tomamos como alternativa sempre conversar com ele e informar dos pros e contras que supõem o fato de se incorporar num curso superior ou inferior.

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.